Srs Terapeutas não Médicos Oftalmologistas que trabalham com saúde do escolar:


As quatro funções básicas da visão são: medida da acuidade visual, medida da visão de contraste, de cores e do campo visual.

Muitas escolas têm utilizado cada vez mais os recursos de informática tanto na apresentação das aulas quanto por equipamentos menores para estudo em casa.

As apresentações nesses diapositivos costumam trazer de maneira muito rica imagens, gráficos, desenhos e tudo que possa ser evidenciado com diversas e diferentes cores.

Muito mais que no passado, até os anos 80, quando as caixinhas de lápis com mais de 12 cores eram inacessíveis para a maioria da população, as telas informatizadas podem oferecer mais de um milhar de cores.

Não é incomum uma criança apresentar dificuldade de aprendizagem por não reconhecer parte de uma imagem colorida.

Os testes existentes para medir a visão de cores são vários e a interpretação deles pode ser trabalhosa para os não Médicos Oftalmologistas. Quem quiser se aprofundar no tema sugiro a leitura do trabalho disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492008000400023)
  
Para fins exclusivamente de triagem em vossas clínicas e escolas estou oferecendo este teste que elaborei para avaliar a visão de cores.

Ele não tem validação nem serve para fins diagnósticos mas ajuda a alertá-lo quanto a possível alteração que justifique o encaminhamento para o Oftalmologista.

Quando você observa um arco Iris você enxerga 7 cores básicas: Vermelho – Alaranjado – Amarelo – Verde – Azul – Anil e Violeta. Para facilitar lembre-se da seqüência VAAVAAV

Tomando, por exemplo, uma tonalidade de cor vermelha dita padrão, quanto mais tinta branca você adicionar a ela mais clara deixará a tonalidade. Da mesma forma quanto mais tinta preta adicionar mais escura será a tonalidade. Estas são variações de tonalidade de uma mesma cor. Isso serve para todas as 7 cores do espectro luminoso. Você pode fazer mais de 200 adições de tinta branca ou de tinta preta criando ao redor de 400 subtons somente do vermelho.

 Acrescentando neste cálculo as outras 6 cores do espectro você terá 2100 subtons.

Misturando tons e subtons entre as diferentes cores básicas esse número aumenta significativamente.

É importante frisar mais uma vez: este teste não é oficial, nem está padronizado. Ele foi feito para fins exclusivamente de triagem em vossas clínicas e escolas. Na dúvida encaminhe para um Oftalmologista.

Como cada criança avaliada não é igual a outra é preciso que você descubra a melhor maneira de explicar o que você pretende que ele execute este teste da maneira que deve ser.

Você pode, por exemplo, mostrar a ele a imagem de um arco íris e explicar como as cores estão ali agrupadas ou você pode mostrar a foto de uma caixa de lápis de cor colorida para que ele entenda o pareamento seqüencial que este teste exige. Você tem liberdade para explicar. Ele não tem liberdade para copiar. Depois que você mostrar a foto do arco Iris ou da caixa de lápis você deve guardar esta foto para que ele não tente copiar igual.

Este teste foi elaborado usando o programa paint disponível em todas as versões Microsoft do seu computador. As cores foram calculadas conforme os parâmetros deste programa.

Se um oftalmologista tiver prescrito óculos para o examinando ele deverá usar durante o exame. Prefira fazer este teste com luz natural. Use impressora de boa qualidade. Fazer este teste na tela do micro pode induzir a falhas em teste não padronizado. Na duvida encaminhe ao oftalmologista

Ele é composto por bolinhas coloridas que devem ser dispostas na seguinte seqüência:

 

 

A disposição das cores deverá obedecer a seguinte seqüência numérica

 

 

Você precisará recortar cada uma dessas bolinhas 9FINAL DA PÁGINA e escrever no verso de cada uma delas o número correspondente e não deixar a criança virar o papel. Você pode optar por usar uma base de madeira do tipo daquelas usadas para preencher cartolina de jogos do bingo. Esta disposição deverá ser feita sobre uma mesa bem escura ou sobre um pano preto.

Se a criança falhar

1)na disposição das bolinhas compreendidas entre os números 1 a 8 a falha é predominantemente na cor vermelha.

2)Entre 9 e 13 a falha abrange as tonalidades vermelha e verde com predomínio da vermelha.

3)Da 14 a 17 abrange as tonalidades vermelha e verde com predomínio da verde.

4)Da 17 a 20 abrange as tonalidades verde e azul com predomínio da verde.

5)Da 21 a 24 abrange as tonalidades verde e azul com predomínio da azul.

6)Da 25 a 29 abrange as tonalidades azul e vermelha com predomínio da azul.

A 30 representa o equilíbrio entre a azul e a vermelha. Esta última pode ser posicionada errada entre a um e a nove. Se as demais estiverem corretas este erro não tem significado.

Sampaio,PRS, Lamas,FMG. Teste de triagem não padronizado de visão de cores. Disponível em http://dislexia.med.br/testecores