NESTA PÁGINA SÃO PUBLICADOS OS TEXTOS RELEVANTES DISTRIBUIDOS EM MÍDIAS SOCIAIS

BOA LEITURA

 

17/11/2020 - Este ano foi identificado o 746° gene causador de deficiência intelectual.

Conhecíamos 745 porque o gene causador da Síndrome de Rett apresenta-se em 2 mutações diferentes. Autores chineses publicaram uma terceira mutação, até então desconhecida.

Enquanto os cientistas buscam, dentro das células primordiais da criança, uma possibilidade de reparo proteico que possa promover a cura da síndrome surge uma nova mutação.

------------------------------------------------------------------------------------------------

15/11/2020 - A síndrome de Munchausen por procuração é um tipo de abuso infantil, em que um dos pais, geralmente a mãe, simula sinais e sintomas na criança, com a intenção de chamar atenção pra si. Como consequência, a vítima é submetida a repetidas internações e exposição a exames e tratamentos potencialmente perigosos e desnecessários, gerando sequelas psicológicas e físicas, podendo levar a morte. A série "The Act" relata esses eventos.


------------------------------------------------------------------------------------------------

13/11/2020 - Você já sentiu forme ? Claro que já !


Além da vontade de comer você já se deu conta que a fome te provoca uma certa "agitação psicomotora ?"


Isso acontece porque quando a taxa de glicose atinge determinado nível inferior algumas substâncias são liberadas no nosso sangue com o objetivo de transformar nossas reservas energéticas em glicose impedindo que haja sofrimento tecidual.


Estas substâncias são liberadas pelos neurônios e são chamadas neuropeptídeos.


Os neuropeptídeos que provocam a fome são os mesmos que provocam irritação, raiva e comportamentos impulsivos.


A comediante Jess Fostekew quando estava fazendo regime dizia estar se sentindo "hangry" - um neologismo em inglês que surgiu da junção de "hungry" e "angry", respectivamente "esfomeada" e "irritada".


Que impacto tem a fome durante o período escolar ? Mais que isso. 
 

Os pediatras e os endocrinologistas estão prescrevendo com muita frequência os medicamentos hipoglicemiantes orais para baixar os triglicérides e o colesterol da criançada Estes medicamentos também servem no tratamento dos ovários policísticos. 


O medicamento mais popular é a metformina (nomes comerciais Diaformin, Dimefor, Formet, Glicefor, Glicomet, Glifage, Glifage XR, Glucoformin, Glucophage (Portugal), Jaira Met, Losix, Meta SR, Metformed, Neo Metformin, Risidon (Portugal) e Stagid (Portugal)).


Embora não seja um efeito colateral esperado o medicamento pode provocar hipoglicemia e consequente agitação. 


É importante ter em mente que crianças pré-diabéticas ou com esteatose hepática (gordura no fígado) ou com altas taxas hereditárias de colesterol ou de triglicérides ou com obesidade ou ainda com ovário policístico em tratamento NÃO DEVEM RECEBER terapia para TDAH. 

Alguns neurologistas e psiquiatras não levam em consideração essa informação. 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13/11/2020 - TRABALHO POSTADO NO GRUPO PELA FONIATRA E LUISA MEDEIROS 

Embora vários estudos de pesquisa tenham relatado conexões entre o sono e a função cognitiva, permanece uma falta de dados quantitativos por meio de medidas objetivas para avaliar diretamente a associação entre sono e desempenho acadêmico. Nesso estudo, rastreadores de atividades aderidos a roupa foram distribuídos para 100 alunos em uma aula introdutória de química na faculdade (88 dos quais concluíram o estudo), permitindo que várias medidas do sono sejam correlacionadas com o desempenho em sala de aula em questionários e exames de meio de semestre.
No geral, melhor qualidade, maior duração e maior consistência do sono se correlacionaram com melhores notas. No entanto, não houve relação entre as medidas do sono na única noite antes de um teste e o desempenho do teste; em vez disso, a duração e a qualidade do sono para o
mês e semana anterior a um teste correlacionados com melhores notas. As medidas do sono foram responsáveis ​​por quase 25% da variação na performance acadêmica. Esses achados fornecem evidências quantitativas e objetivas de que melhor qualidade, maior duração e maior a consistência do sono está fortemente associada a um melhor desempenho acadêmico na faculdade. As diferenças de gênero são discutidas.


Sleep quality, duration, and consistency are associated with better academic performance in college students Kana Okano, Jakub R. Kaczmarzyk, Neha Dave, John D. E. Gabrieli and Jeffrey C. Grossman npj Science of Learning (2019) 4:16 ; https://doi.org/10.1038/s41539-019-0055-z

-------------------------------------------------------------------------------------------------

11/11/2020 - TRABALHO POSTADO NO GRUPO PELA FONIATRA SULENE PIRANA

Dizziness and Convergence Insufficiency in Children: Screening and Management
Sylvette R. Wiener-Vacher, Sidney I. Wiener, Layla Ajrezo, Rima Obeid, Damir Mohamed, Priscilla Boizeau, Corinne Alberti and Maria Pia Bucci Front. Integr. Neurosci. 13:25.
doi: 10.3389/fnint.2019.00025

TONTURA E iNSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA EM CRIANÇAS 

Objetivo: Avaliar crianças com tontura e insuficiência de convergência e a eficácia de tratamento de curto e de longo prazo com treinamento ortóptico de vergência (TOV) e instruções para reduzir uso da tela.

Métodos: Estudo prospectivo: Das 179 crianças encaminhadas para avaliação de vertigem ou tontura (mais de 3 anos) com distúrbio oftalmológico como o único problema após teste oto-neurovestibular completo, 69 apresentaram insuficiência de vergência e 49 aceitaram participar
neste estudo. 109 crianças saudáveis ​​serviram como controle. Todos os sujeitos tiveram avaliação ortóptica clássica e gravações de movimento binocular em vídeo durante várias tarefas oculomotoras.
Os pacientes foram avaliados antes do TOV (M0), 3 meses após o final do TOV (M3) e
9 meses após o término do TOV (M9). Estatísticas comparadas dos parâmetros ortópticos e oculomotoras entre pacientes e controles ao longo do tempo com modelos ANCOVA unilateral e mista, controlando por idade e sexo.
Resultados: Os pacientes relataram vertigem geralmente rotatória, com duração <15 min, associada
com ou alternando com cefaleia (50%). Sua exposição a pequenas telas de vídeo e TV foi intensivo (3,6 h por dia). Em M0, todos os parâmetros ortópticos e oculomotores foram estatisticamente diferente em pacientes em relação aos controles (p <0,0001), exceto para divergência.
Em M3, os sintomas de vertigem desapareceram em todos os pacientes, e todos os parâmetros dos movimentos dos olhos melhoraram significativamente (p <0,0001). No M9, essa melhoria permaneceu estável ou continuada.
Conclusão: Distúrbios de vergência (avaliados através de parâmetros com alterações ortópticas e oculomotoras) podem gerar sintomas de tontura em crianças. Tratamento ortóptico e
instruções para reduzir o uso da tela têm um efeito significativo e de longo prazo nos sintomas de  vertigem, bem como desempenho oculomotor. Crianças com tontura devem ser rastreadas para
distúrbios de vergência.

------------------------------------------------------------------------------------------------

10/11/2020 - Alguns pais, com receio do namoro avançado dos filhos sugerem o uso das pilulas anticoncepcionais. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel (caso das pílulas) têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais combinados. 


A possibilidade de efeitos colaterais é o principal argumento dos médicos para que as mulheres não escolham a pílula por conta própria. Antes de receitar o anticoncepcional ideal, o ginecologista deverá fazer um questionário para ver se a paciente tem alguns dos fatores que podem desencadear problemas pelo uso da pílula e aumentar a probabilidade de ter uma trombose, entre outras doenças.
 

Ainda segundo a Anvisa, “antes do início do uso de qualquer contraceptivo, deve ser realizado minucioso histórico individual da mulher, seu histórico familiar e um exame físico incluindo determinação da pressão arterial. Exames das mamas, fígado, extremidades e órgãos pélvicos, além do Papanicolau, devem ser conduzidos”.

O risco de uma trombose cerebral (o famoso Acidente Vascular Encefálico - AVE) deve pesar na proposta.

Existem métodos anticoncepcionais de menor risco. Se o paciente já tem algum Distúrbio de Aprendizagem o médico especialista também deve ser informado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------