LEIS BRASILEIRAS E CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA
O médico pode ter realizado um dos melhores cursos de graduação existentes no país ou fora dele;
Pode ter os melhores cursos de pós-graduação;
Pode ter participado dos mais consagrados cursos e congressos de especialização no Brasil e no exterior;
Mas, se não houver observância das regras ético-legais que regem a profissão, tudo isso pode se perder !!
Do lado do médico não é permitido que ele não conheça leis e o código de ética. Ele têm obrigação de saber !! Mas, quantos médicos no Brasil têm problemas por promover publicidade equivocada ?!?! Quem os orienta ?
Para que o exercício da Medicina seja considerado PLENO sob os aspectos civil, criminal e ético devem ser cumpridas três fases:
1.Assistência ao paciente;
2.Informação adequada ao paciente e/ou acompanhantes;
3.Registro adequado (prontuário médico corretamente preenchido).
Como esperar do médico esta plenitude em um Pronto Socorro lotado e subdimensionado ?
Do lado do paciente as palavras lei e ética são substituidas pela palavra Expectativa !! Esta é a causa que movimenta a maioria das queixas contra médicos.
Expectativa é quando o paciente espera que algo aconteça em relação ao atendimento proposto. E isso nem sempre é possivel.
Para o paciente não importa se o médico tem outra urgência. Ele espera ser priorizado.
Para o paciente não interessa se o médico estava operando e por isso atrasou. Ele espera que o médico esteja no horário combinado e não tenha limite de tempo para seu atendimento.
Para o paciente não interessa se o médico pode ou não solicitar/executar um determinado exame. Ele precisa se virar e conseguir isso.
Para o paciente não interessa se há ou não vaga no hospital. Se ele precisar internar o médico que providencie a vaga;
Para a paciente não interessa se as salas da Unidade Básica de Saúde são tão pequenas que não cabem uma maca ginecológica. Ela quer e precisa colher o exame e o médico que se vire para providenciar a coleta de maneira adequada.
Para o paciente não interessa se existem ambulâncias ou não. É obrigação do médico providenciar isso.
Para a mãe do paciente não interessa se o Pediatra foi morto e surrado no trajeto ao local de atendimento. Ela acha que ele deveria estar lá e pronto.
Ou seja: para o paciente o médico é sempre o responsável por tudo que puder dar errado em seu atendimento. Para o paciente não importa se existem outros fatores intervenientes que afetam a qualidade do atendimento: a culpa é do médico !
E, nesta relação mal conduzida, os pacientes se acham no direito INCLUSIVE de agredir fisicamente o médico e sua equipe.
Esta falta de alinhamento é o fator principal de todos os problemas no relacionamento médico paciente.
Médicos erram ? Sim. Estas falhas precisam ser corrigidas? Não tenha dúvida ! Mas, deixar que recaia livremente sobre as costas do profissional de saúde toda responsabilidade por falhas administrativas de terceiros, por falta de orientação a população, por falta de recursos físicos ou financêiros é deixar de "zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestigio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente."