DISCUSSÃO DE CASOS

 

24/01/2024

 

Identificação
IVR sexo feminino 14 anos Moradora em São Paulo Capital

Informante da anamnese: a mãe

Queixa e duração
Dificuldade escolar há 2 anos

História pregressa
É aluna do 8º ano EF1 e até dois anos atrás tinha (sic) bom rendimento escolar quando foi passar um final de semana com o pai (o casal é divorciado) e foi agredida por ele com “cintadas que deixaram marcas da fivela”. Na ocasião foi aberto boletim de ocorrência e exame de corpo de delito. Desde então já fez tratamento Psicológico, Psiquiátrico e Neurológico sem resultados. O único medicamento que tomou foi prescrito pelo Psiquiatra (Rivotril®), mas a mãe suspendeu porque a menina ficava “dopada”. Mora com a mãe, a bisavó de 84 anos e a irmã de 20 anos.

Antecedentes familiares
O pai tem 38 anos , estudou até 5º ano e é segurança de banco. A mãe tem 39 anos, tem ensino médio completo e é comerciante. Na família do pai há um parente com atraso cognitivo. A mãe da paciente sofre de depressão desde os 4 anos de idade porque perdeu a mãe (avó da paciente). Desconhecem outras doenças

Antecedentes pessoais
Nasceu de parto normal, a termo, deslocaram a clavícula (sic) para poder nascer com 52 cms e 3840 gramas. A gestação foi inesperada e indesejada por que o casal tinha uma filha, não se relacionava bem e tinha problemas financeiros. A mãe tinha muita dor de cabeça durante a gravidez e se alimentava mal. Quando vomitava tomava água quente com açúcar. Mamou no peito até 3 anos. Depois mamou na mamadeira até os 05 anos. A alimentação sólida iniciou aos 05 anos de idade. A mãe acha que o desenvolvimento neuropsicomotor foi normal, embora IVR “caísse muito e trombasse nos móveis”. Dorme tarde todos os dias e fala durante o sono coisas do dia a dia. Acorda todos os dias às 11 horas da manhã porque estuda a tarde. Almoça e quer ir passear.  Sempre diz que não tem lição de casa e quer sair para passear. Não quer nunca ir a escola porque não entende nada do que os professores falam. É sempre irritada desde pequena e tem poucos amigos. Faz birra frequente e se deixa “levar pela conversa principalmente por meninos bonitos”. É impulsiva, tem a língua presa e não tem noção de perigo. A mãe repete que ela era boa aluna e que regrediu depois da surra do pai.

Informações da escola

É distraída, vive “desligada”, não participa, impaciente, parece não aprender mesmo com reforço oferecido pela escola. Em vários momentos fugiu da sala no momento do reforço escolar. Não participa da Educação Fisica. Lê pouco e mal, escreve tudo errado e é ruim em matemática.

Avaliação Psicopedagógica

Atraso importante no desenvolvimento da escolarização (compatível com 2º ano do EF1). Leitura silabada, sem prosódia, escrita empobrecida. Conhece números, faz cálculos simples. Muito desatenta e quando fica nervosa “pisca muito os olhos”. Por este motivo a Psicopedagoga pediu avaliação do Processamento Visual.

Na sua opinião, que outros exames ela deveria ter pedido ANTES DO Processamento Visual ?