ORIENTAÇÃO A ESCOLA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO MODERADA COMPREENDIDA ENTRE
6/18 A 6/60
OU
3/10 A 1/10
OU
20/70 A 20/200
- É aluno(a) que necessita Educação Inclusiva;
- O uso dos óculos prescritos é obrigatório;
- Se forem prescritos óculos com lentes coloridas e a orientação for para uso em todos os ambientes é importante que os colegas de sala e da escola sejam orentados sobre a necessidade médica do(a) aluno(a);
- Se tiver sido prescrito uso de lanterna ou outro tipo de iluminação adequada sobre a carteira escolar essa medida deve ser atendida sem ofuscar os demais alunos da sala;
- Necessita um segundo professor em sala de aula que possa, durante a aula regular, colaborar no aprendizado;
- É interessante que tenha horários de complemento pós sala de aula regular onde a lição de casa deve ser orientada;
- O posicionamento na sala de aula deve ser de maneira tal que não sejam necessários movimentos do olhar ou da cabeça maiores que 30 graus de arco;
- Deve ser posicionado(a) na primeira carteira no centro da sala de aula;
- A lousa deve ser diferenciada, com bastante contraste (lousa preta com giz branco).
- Pode ser submetido a luminosidade de “flip charts” brancos ou retroprojetores;
- Os professores devem evitar movimentações constantes na sala de aula;
- É interessante que as professoras usem batom vermelho (alto contraste no rosto);
- Os professores devem evitar movimentos frequentes de cabeça (como para tirar a franja dos olhos, modificar a posição dos cabelos, etc.);
- Os demais alunos devem receber informações a respeito da paciente. Tudo dito ao seu tempo e em linguagem apropriada para a idade;
- A lição de casa deve ser fornecida impressa para que os pais possam acompanhar a evolução do(a) aluno(a);
- O(A) aluno(a) deve ser avaliado(a) de maneira global: arguições orais, trabalhos, desenvolvimento em sala de aula e horario extendido;
- As provas escritas devem ter horario alongado (dentro do que especifica o MEC) e a análise dos resultados complacente com a dificuldade de escrita;
- Preferir canetas hidrocor coloridas de alto contraste;
- Estimular brincadeiras de montagem de cenas, teatro, posição relativa dos objetos, preenchimento de figuras pela sequencia de números, pintura de figuras desenhadas (tanto explicitamente como escondidas em imagens conflitantes);
- Estimular a busca de partes dentro do todo (exemplo: onde está Wally?).
- Atenção ao horário de recreação e lanche. As relações com demais alunos da escola devem ser gerenciadas;
- O professor de Educação Fisica deve estimular funções proprioceptivas básicas REFAZENDO o aprendizado do andar, correr, saltar e nadar. Jogos de equilibrio e de postura devem ser estimulados. Fazer a criança desenvolver noção de distância relativa entre os objetos e entre objetos e o próprio corpo. Desenvolver a noção de distância entre as partes do proprio corpo. Trabalhar formas e tamanhos de maneira tatil (bola de tênis, futebol e basquetebol, por exemplo). Estimular as áreas pouco tocadas do corpo (como por exemplo fazer duas crianças sustentarem uma bola com as costas enquanto andam pela quadra esportiva).