LEIS BRASILEIRAS E CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA

     

     O médico pode ter realizado um dos melhores cursos de graduação existentes no país ou fora dele;

 

      Pode ter os melhores cursos de pós-graduação;

 

     Pode ter participado dos mais consagrados cursos e congressos de especialização no Brasil e no exterior;

 

      Mas, se não houver observância das regras ético-legais que regem a profissão, tudo isso pode se perder !!

 

     Do lado do médico não é permitido que ele não conheça leis e o código de ética. Ele têm obrigação de saber !! Mas, quantos médicos no Brasil têm problemas por promover publicidade equivocada ?!?! Quem os orienta ? 

 

     Para que o exercício da Medicina seja considerado PLENO  sob os aspectos civil, criminal e ético devem ser cumpridas três fases: 

 

1.Assistência ao paciente;

2.Informação adequada ao paciente e/ou acompanhantes;

3.Registro adequado (prontuário médico corretamente preenchido).

 

Como esperar do médico esta plenitude em um Pronto Socorro lotado e subdimensionado ?

 

     Do lado do paciente as palavras lei e ética são substituidas pela palavra Expectativa !! Esta é a causa que movimenta a maioria das queixas contra médicos.

 

     Expectativa é quando o paciente espera que algo aconteça em relação ao atendimento proposto. E isso nem sempre é possivel.

 

      Para o paciente não importa se o médico tem outra urgência. Ele espera ser priorizado.

 

    Para o paciente não interessa se o médico estava operando e por isso atrasou. Ele espera que o médico esteja no horário combinado e não tenha limite de tempo para seu atendimento.

 

   Para o paciente não interessa se o médico pode ou não solicitar/executar um determinado exame. Ele precisa se virar e conseguir isso.

 

     Para o paciente não interessa se há ou não vaga no hospital. Se ele precisar internar o médico que providencie a vaga;

 

     Para a paciente não interessa se as salas da Unidade Básica de Saúde são tão pequenas que não cabem uma maca ginecológica. Ela quer e precisa colher o exame e o médico que se vire para providenciar a coleta de maneira adequada.

 

     Para o paciente não interessa se existem ambulâncias ou não. É obrigação do médico providenciar isso.

 

     Para a mãe do paciente não interessa se o Pediatra foi morto e surrado no trajeto ao local de atendimento. Ela acha que ele deveria estar lá e pronto.

 

     Ou seja: para o paciente o médico é sempre o responsável por tudo que puder dar errado em seu atendimento. Para o paciente não importa se existem outros fatores intervenientes que afetam a qualidade do atendimento: a culpa é do médico !

 

     E, nesta relação mal conduzida, os pacientes se acham no direito INCLUSIVE de agredir fisicamente o médico e sua equipe. 

 

     Esta falta de alinhamento é o fator principal de todos os problemas no relacionamento médico paciente.

 

     Médicos erram ? Sim. Estas falhas precisam ser corrigidas? Não tenha dúvida ! Mas, deixar que recaia livremente sobre as costas do profissional de saúde toda responsabilidade por falhas administrativas de terceiros, por falta de orientação a população, por falta de recursos físicos ou financêiros é deixar de "zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestigio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente."