Aspectos epigenéticos da Dislexia do Desenvolvimento
Após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide uma única célula é formada. Como é possível, a partir de uma única célula que se divide em várias com o transcorrer da gestação, formar os diversos órgãos existentes no corpo humano e suas respectivas variações?
É importante entender que todas as células do corpo humano são compostas pelo mesmo genoma (DNA) obtido na fecundação. Cada parte desse genoma corresponde a uma atividade específica. Esta atividade pode corresponder ao desenvolvimento das células do fígado, ou dos ossos, etc, bem como a forma como essas células deverão se comportar ema vez agrupadas em um determinado órgão ou sistema.
Epigenética é a ciência que estuda o epigenoma. O código epigenético é quem dá instruções ao genoma de quando e onde os genes devem ser ativados (ou expressos). Essa ativação acontece por reações químicas específicas.
Essas reações químicas sofrem interferências ambientais durante a gestação e por toda a vida tais como alimentação, uso de drogas, exercício físico, stress, etc. Gêmeos idênticos acumulam diferenças a medida que envelhecem.
Alterações epigenéticas podem justificar a dislexia do desenvolvimento trazendo uma nova compreensão da deficiência. A dislexia pode resultar de neuroplasticidade reduzida e pico precoce de maturação do corpo caloso posterior, região temporoparietal da rede de leitura do hemisfério esquerdo e região temporoparietal do circuito do hemisfério direito de redes atencionais.
Essas regiões, que naturalmente sofrem maturação de longo prazo, são abreviadas no período pré-natal ou na primeira infância, provocada por mecanismos epigenéticos guiados pelo ambiente como respostas ao estresse.
Assim, a dislexia pode ser uma variação genética não excepcional resultante de interações gene / ambiente.
Leituras sugeridas
- Oliveira, Jaqueline Carvalho de.Epigenética e doenças humanas. Capa, v. 33, n. 1 (2012)
- Zakopoulo,Victoria;Darsinou,Marousa;Alexiou,George. Linking Early Life Hypothalamic–Pituitary–Adrenal Axis Functioning, Brain Asymmetries, and Personality Traits in Dyslexia: An Informative Case Study. Frontiers in Human Neuroscience 13:327October 2019