ACUIDADE VISUAL
Em 1862 o Médico Oftalmologista holandês Herman Snellen (foto acima) formalizou a maneira como mensuramos a primeira função visual ou: a acuidade visual.
A acuidade visual é medida mostrando para o paciente alguns objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho. No caso da tabela proposta por Snellen: seis metros. Existem diversos modelos de tabelas padronizados para diferentes tamanhos de sala de exame, O resultado da medida, entretanto, é o mesmo para qualquer tabela.
No caso da tabela de Snellen (usada a 6 metros) apresentam-se para o paciente letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas (exemplo abaixo).
Para o teste, o paciente deve:
EXEMPLO DE TABELA PARA MEDIDA DE ACUIDADE VISUAL
Em geral, é pedido ao paciente que leia primeiro as letras maiores e, em seguida, para as menores, até que não possa mais enxergá-las com precisão. Assim, a direção de leitura é de cima para baixo e da esquerda para a direita.
Se conseguir ler a linha número 8 da tabela padrão do teste, a acuidade visual do paciente é de 20/20.
Esta medida significa dizer que o olho que está sendo testado sem óculos é capaz de enxergar a 6 metros (ou 20 pés) o que um olho normal seria capaz de enxergar a 6 metros (ou 20 pés).
Se sem óculos ele for capaz de enxergar com nitidez somente até a linha 6 da tabela padrão do teste, a acuidade visual do paciente será 20/30.
Esta medida significa dizer que o olho que está sendo testado sem óculos é capaz de enxergar a 6 metros (ou 20 pés) o que um olho normal seria capaz de enxergar a 9 metros (ou 30 pés). O individuo testado, portanto, precisa aproximar-se da tabela para enxergar melhor.
Vamos reforçar este conceito dizendo que se sem óculos ele for capaz de enxergar com nitidez somente até a linha 5 da tabela padrão do teste, a acuidade visual do paciente será 20/40.
Esta medida significa dizer que o olho que está sendo testado sem óculos é capaz de enxergar a 6 metros (ou 20 pés) o que um olho normal seria capaz de enxergar a 12 metros (ou 40 pés). O individuo testado, portanto, precisa aproximar-se mais ainda da tabela para enxergar melhor.
Imagine agora se o olho testado conseguir enxergar somente a primeira linha !!! Se sem óculos ele é capaz de enxergar com nitidez somente a primeira linha da tabela padrão do teste, a acuidade visual do paciente será 20/200.
Esta medida significa dizer que o olho que está sendo testado sem óculos é capaz de enxergar a 6 metros (ou 20 pés) o que um olho normal seria capaz de enxergar a 60 metros (ou 200 pés). O individuo testado, portanto, precisa aproximar-se muito da tabela para enxergar melhor.
Este teste agora deve ser repetido com os óculos e deve haver melhora da visão.
A Organização Mundial de Saúde normatizou que:
1.Um olho com a melhor correção óptica possível de ser prescrita (ou seja: com o melhor óculos que se pode prescrever para ele) com acuidade visual entre 20/20 e 20/40 será considerado como com acuidade visual normal;
2.Um olho com a melhor correção óptica possível de ser prescrita (ou seja: com o melhor óculos que se pode prescrever para ele) com acuidade visual entre 20/50 e 20/150 será considerado como com acuidade visual subnormal ou com baixa visão legal;
3.Um olho com a melhor correção óptica possível de ser prescrita (ou seja: com o melhor óculos que se pode prescrever para ele) com acuidade visual pior que 20/200 será considerado como portador de cegueira legal;
CÓDIGO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID)
H54.0 Cegueira, ambos os olhos
H54.1 Cegueira em um olho e visão subnormal em outro
H54.2 Visão subnormal de ambos os olhos
H54.4 Cegueira em um olho e visão normal no outro
H54.5 Visão subnormal em um olho e visão normal no outro