Orientações gerais para portadores de alterações na visão de cores:

 

1.Informe as pessoas ao seu redor que você tem dificuldade para interpretar cores. Não tenha vergonha. Todo ser humano tem algum tipo de dificuldade que ainda está por ser descoberta. Você já descobriu a sua e não tem razão para sentir vergonha.

 

2.Documentos oficiais (da receita federal inclusive) costumam ter locais de preenchimento definidos por cores. Informe ao requerente sua dificuldade ou faça a impressão em preto e branco para não deixar de preencher nenhum item.

 

3.Algumas profissões exigem boa visão de cores (piloto de aeronave, tripulação de bordo, costureiro, meteorologista, por exemplo). Informe-se.

 

4.Se você quiser trabalhar com photoshop decore os códigos hexadecimal de cada uma delas.

 

5.Antes de viajar informe-se a respeito da sinalização de trânsito.

 

6.Prefira perguntar a respeito da roupa que está usando para não fazer combinações complicadas. Não havendo a quem perguntar fuja para o básico (calça jeans e camisa branca ou preta).

 

7.Na escola:

 

7.1.Todos os professores precisam ser cientificados de sua dificuldade, principalmente os de arte, história, geografia e matemática. Peça que utilizem hachurados e tracejados diferentes para diferenciar curvas, mapas e sinais.

 

7.2.Peça para marcar seus lápis e canetas coloridas com nomes (marrom claro, azul escuro). Peça para que te ensinem as cores habituais do meio ambiente (céu azul, telhado marrom ou vermelho escuro, por exemplo)