O que são óculos prismáticos para pacientes com dificuldades escolares ?
 

Vamos começar entendendo alguns conceitos médicos:
 

1.o que são ÓCULOS ?


A palavra “olho” deriva do latim óculo. Por este motivo o instrumento que colocamos preso no nosso nariz e nas nossas orelhas é chamado de ÓCULOS.

Essa palavra em todas as línguas é usada no plural. Assim é errado dizer “onde está meu óculos”. O certo é dizer “onde estão meus óculos”.


No nosso dia a dia estamos habituados a dizer que quem precisa usar óculos é quem enxerga mal. Esse conceito está incorreto.


É verdade que os grandes culpados pelo uso dos óculos são a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Estas três alterações, quando não estão corrigidas, podem provocar baixa visão, dor de cabeça, esforço visual, etc. Mas elas não são as causas exclusivas para uso dos óculos.


2.o que são AUXÍLIOS ÓPTICOS


Quando os óculos não são prescritos para miopia, astigmatismo ou hipermetropia mas sim para outras finalidades dizemos que eles são “AUXÍLIOS ÓPTICOS”.


Desta forma dispomos de auxílios ópticos para tratamento do estrabismo (olho torto), para proteção no trabalho (“de segurança”), para mergulho e também para pessoas com dificuldades de aprendizagem escolar.


3.o que são AUXÍLIOS ÓPTICOS PRISMÁTICOS DE BAIXA POTÊNCIA?


Prismas são lentes triangulares.


A função destas lentes não é a de fazer o indivíduo enxergar mais ou menos mas sim de mudar a forma como nossos olhos extraem as informações do meio ambiente, da leitura, da noção de espaço, etc.


O paciente quando coloca este auxilio óptico pela primeira vez nem sempre percebe “melhora na visão”. Alguns não percebem NADA.. Nestes pacientes as mudanças ocorrem de maneira paulatina.


4.o que muda na visão do paciente que usa auxílio óptico prismático?


Embora nosso corpo tenha sido subdividido em partes para facilitar o estudo, todas as estruturas interagem entre si tendo o cérebro como órgão gestor.


Para que possamos ficar em pé, por exemplo, necessitamos que nosso cérebro receba informações dos sensores neurológicos presentes na sola dos pés, nos nossos músculos das pernas, dos ombros, do pescoço... Precisamos interagir estes sensores com a nossa visão, com o nosso órgão do equilíbrio existente nos ouvidos (labirinto). A esse conjunto de informações que chegam ao nosso cérebro denominamos de “INTEGRAÇÃO SENSORIAL”.


5.o que é DEFICIT DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL?


Quando as informações que chegam dos diversos órgãos do sentido ao nosso cérebro são conflitantes o individuo tende a ser agitado ou desatento ou ter dificuldade para acompanhar a leitura e/ou a escrita.


A importância do exame do Processamento Visual está em diferenciar o TDAH verdadeiro (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) do desatento ou agitado pelo Deficit de Integração Sensorial.


O tratamento medicamentoso do TDAH verdadeiro, via de regra, falha no desatento ou agitado por Déficit de Integração Sensorial.


6.como devem ser usados os AUXÍLIOS ÓPTICOS PARA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?


O uso deve ser constante, da hora que acorda até a hora de ir dormir (quando devem ser acomodados em lugar seguro, de preferência dentro da caixa onde foram entregues na óptica).


A limpeza das lentes e da armação deve seguir as orientações do óptico que elaborou as lentes.


Como as lentes prismáticas necessitam precisão tanto na elaboração como na montagem os custos destes auxílios ópticos costumam ser muito superiores aos de óculos normais. É importante que o óptico responsável reavalie o estado da armação e das lentes com frequência para que sejam feitas as correções decorrentes do uso diário.

 

Como são materiais caros deve-se evitar o uso em situações de risco como esportes, brincadeiras violentas, lutas, etc.


7.por quanto tempo o paciente irá usar os AUXILIOS ÓPTICOS PARA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  ?


Na nossa experiência 25% dos pacientes terão que usar os AUXÍLIOS ÓPTICOS para sempre. Os demais necessitam usar POR ALGUNS ANOS e depois deste período são eliminados. Não há como prever a evolução de cada indivíduo. É importante também não mentir para a criança dizendo que “no ano que vem você deixará de usar”. A necessidade é ditada pelo exame e não pelo desejo do médico, da família ou do paciente.