ORIENTAÇÃO A ESCOLA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO SEVERA COMPREENDIDA COMO:
PIOR QUE 6/60
OU
PIOR QUE 1/10
OU
PIOR QUE 20/200
- A legislação brasileira e a de alguns países classifica essa acuidade visual como CEGUEIRA LEGAL
- É aluno(a) que obrigatóriamente deve obter Educação Inclusiva com todos os auxílios que possam faze-lo obter desempenho escolar melhor possível;
- A eventual prescrição dos óculos para estes pacientes é chamada de AUXÍLIO ÓPTICO porque confere alguma visão mas ainda longe do ideal;
- Se forem prescritos óculos com lentes coloridas e a orientação for para uso em todos os ambientes é importante que os colegas de sala e da escola sejam orentados sobre a necessidade médica do(a) aluno(a);
- Se tiver sido prescrito uso de lanterna ou outro tipo de iluminação adequada sobre a carteira escolar essa medida deve ser atendida sem ofuscar os demais alunos da sala;
- Necessita um segundo professor COM FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BRAILLE em sala de aula que possa, durante a aula regular, colaborar no aprendizado;
- É interessante que tenha horários de complemento pós sala de aula regular com professor com formação em EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BRAILLE onde a lição de casa deve ser orientada;
- O posicionamento na sala de aula deve ser ORIENTADO PELA QUALIDADE DA AUDIÇÃO do paciente e a ajuda do Professor Auxiliar especializado;
- Não precisa ser posicionado(a) na primeira carteira no centro da sala de aula;
- A lousa (quando o aluno conseguir enxergar) deve ser diferenciada, com bastante contraste (lousa preta com giz branco).
- Não deve ser submetido a luminosidade de “flip charts” brancos ou retroprojetores;
- Os professores devem evitar movimentações constantes na sala de aula (som);
- Os demais alunos devem receber informações a respeito da paciente. Tudo dito ao seu tempo e em linguagem apropriada para a idade;
- A lição de casa deve ser fornecida impressa e em Braille para que os pais possam acompanhar a evolução do(a) aluno(a);
- O(A) aluno(a) deve ser avaliado(a) de maneira global: arguições orais, trabalhos, desenvolvimento em sala de aula e horario extendido;
- As provas escritas devem contar com a ajuda do Professor Auxiliar e devem ser escritas em braille, alem de ter horario alongado (dentro do que especifica o MEC) e a análise dos resultados complacente com a dificuldade de compreensão;
- Atenção ao horário de recreação e lanche. As relações com demais alunos da escola devem ser gerenciadas;
- O professor de Educação Fisica deve SER INFORMADO DA BAIXA DE VISÃO PROFUNDA PARA QUE POSSA ESTABELECER MÉTODO DE TRABALHO NO SENTIDO DE estimular funções proprioceptivas básicas REFAZENDO o aprendizado do andar, correr, saltar e nadar. Jogos de equilibrio e de postura devem ser estimulados. Fazer a criança desenvolver noção de distância relativa entre os objetos e entre objetos e o próprio corpo. Desenvolver a noção de distância entre as partes do proprio corpo. Trabalhar formas e tamanhos de maneira tatil (bola de tênis, futebol e basquetebol, por exemplo). Estimular as áreas pouco tocadas do corpo (como por exemplo fazer duas crianças sustentarem uma bola com as costas enquanto andam pela quadra esportiva).