ORIENTAÇÃO A ESCOLA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO SEVERA COMPREENDIDA COMO:

 

PIOR QUE 6/60

OU

PIOR QUE 1/10

OU

PIOR QUE 20/200

 

  1. A legislação brasileira e a de alguns países classifica essa acuidade visual como CEGUEIRA LEGAL
  2. É aluno(a) que obrigatóriamente deve obter Educação Inclusiva com todos os auxílios que possam faze-lo obter desempenho escolar melhor possível;
  3. A eventual prescrição dos óculos para estes pacientes é chamada de AUXÍLIO ÓPTICO porque confere alguma visão mas ainda longe do ideal;
  4. Se forem prescritos óculos com lentes coloridas e a orientação for para uso em todos os ambientes é importante que os colegas de sala e da escola sejam orentados sobre a necessidade médica do(a) aluno(a);
  5. Se tiver sido prescrito uso de lanterna ou outro tipo de iluminação adequada sobre a carteira escolar essa medida deve ser atendida sem ofuscar os demais alunos da sala;
  6. Necessita um segundo professor COM FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BRAILLE em sala de aula que possa, durante a aula regular, colaborar no aprendizado;
  7. É interessante que tenha horários de complemento pós sala de aula regular com professor com formação em EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BRAILLE onde a lição de casa deve ser orientada;
  8. O posicionamento na sala de aula deve ser ORIENTADO PELA QUALIDADE DA AUDIÇÃO do paciente e a ajuda do Professor Auxiliar especializado;
  9. Não precisa ser posicionado(a) na primeira carteira no centro da sala de aula;
  10. A lousa (quando o aluno conseguir enxergar) deve ser diferenciada, com bastante contraste (lousa preta com giz branco).
  11. Não deve ser submetido a luminosidade de “flip charts” brancos ou retroprojetores;
  12. Os professores devem evitar movimentações constantes na sala de aula (som);
  13. Os demais alunos devem receber informações a respeito da paciente. Tudo dito ao seu tempo e em linguagem apropriada para a idade;
  14. A lição de casa deve ser fornecida impressa e em Braille para que os pais possam acompanhar a evolução do(a) aluno(a);
  15. O(A) aluno(a) deve ser avaliado(a) de maneira global: arguições orais, trabalhos, desenvolvimento em sala de aula e horario extendido;
  16. As provas escritas devem contar com a ajuda do Professor Auxiliar e devem ser escritas em braille, alem de ter horario alongado (dentro do que especifica o MEC) e a análise dos resultados complacente com a dificuldade de compreensão;
  17. Atenção ao horário de recreação e lanche. As relações com demais alunos da escola devem ser gerenciadas;
  18. O professor de Educação Fisica deve SER INFORMADO DA BAIXA DE VISÃO PROFUNDA PARA QUE POSSA ESTABELECER MÉTODO DE TRABALHO NO SENTIDO DE estimular funções proprioceptivas básicas REFAZENDO o aprendizado do andar, correr, saltar e nadar. Jogos de equilibrio e de postura devem ser estimulados. Fazer a criança desenvolver noção de distância relativa entre os objetos e entre objetos e o próprio corpo. Desenvolver a noção de distância entre as partes do proprio corpo. Trabalhar formas e tamanhos de maneira tatil (bola de tênis, futebol e basquetebol, por exemplo). Estimular as áreas pouco tocadas do corpo (como por exemplo fazer duas crianças sustentarem uma bola com as costas enquanto andam pela quadra esportiva).