NISTAGMO

 

DEFINIÇÃO:

 

Movimento ritmico involuntário, oscilante, espontâneo ou induzido e repetitivo dos olhos.

 

Em geral, a descrição do nistagmo deve incluir tanto a posição na qual ele é objetivado quanto a direção do movimento (horizontal, vertical ou rotacional) e amplitude. Por acordo, foi estabelecido que a direção do nistagmo é definida pela fase rápida.

 

TIPOS DE NISTAGMO:

 

1.NISTAGMO FISIOLÓGICO:

 

1.1.Nistagmo optocinético (NOC):

Movimento espontâneo, sem significado patológico, desencadeado por mudança rápida na posição do estímulo visual no campo visual. Tem uma fase inicial lenta seguida de uma fase rápida e brusca na direção oposta ao do movimento. Sua avaliação é importante em certas circunstâncias, como oftalmoplegia internuclear latente, nistagmo congênito, cegueira psicogênica ou hemianopsias densas. Pode ser avaliado com um espelho grande que se move na frente do paciente ou com um tambor rotativo com linhas verticais alternadas. Um NOC anormal deve sugerir uma lesão parietal em vez de occipital.

 

1.2.Nistagmo Vestibular:

Provocado pela porção vestibular do ouvido médio. Caracterizado por uma fase lenta ipsilateral à direção do movimento, seguido por uma fase rápida contralateral. É bilateral e desaparece com a fixação do olhar.

 

1.3.Nistagmo da mirada extrema para o lado: baixa amplitude, irregular e é simétrico

 

2.NISTAGMO PATOLÓGICO:

 

2.1.Nistagmo Vestibular:

Movimento rotatório linear não posicional que geralmente piora com o olhar inferolateral externo em direção ao lado patológico, acompanhado de sensação vertiginosa. Sua origem é a lesão do nervo / núcleo vestibular.

 

2.2.Nistagmo induzido pelo olhar:

Acontece durante o seguimento de um objeto com o olhar com recuperação rápida. Pode ocorrer unilateral ou assimetricamente. Freqüentemente observado na patologia cerebelar, em lesões que envolvem desconjugação do olhar, secundário ao uso de drogas ou ainda por "fadiga".

 

2.3.Nistagmo Congênito:

Movimento bilateral, irregular, conjugado e geralmente horizontal que aumenta com a fixação do olhar e diminui com a convergência. Geralmente, requer alguns segundos de latência para sua aparência.

 

2.4.Nistagmo pendular:

Nistagmo de características variáveis ​​(horizontal-vertical, conjugado-desconjugado) cuja velocidade é igual em ambas as direções (não há fase fast-slow). Associada à mioclonia do palato orienta a lesão da via dentatorrontoolivante. Isoladamente, em adultos, está relacionado à doença desmielinizante.

 

2.5.Nistagmo balanceado:

Secundária às lesões mesencefálicas, produz um movimento rotatório de torção interna e elevação acompanhado de depressão e torção externa contralateral.

 

2.6.Nistagmo da convergência-retração:

Também secundária à patologia mesencefálica, no nível dorsal, consistindo de movimentos rápidos de convergência, com alguma retração, na direção oposta ao olhar.

 

2.7.Nistagmus alternado:

Movimento ocular oscilante de direção alternada, em relação às lesões vestibulares, artérias caudais ou do tronco cerebelar.

 

2.8.Nistagmus "down beat":

É caracterizada por um movimento oscilante na direção inferior, associado a lesões próximas ao forame occipital.