SUGESTÃO DE CONDUTA AOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM BAIXA DE VISÃO LEVE COM VARIAÇÃO ENTRE:
6/12 a 6/18
ou
5/10 a 3/10
ou
20/40 a 20/70
- É aluno(a) que necessita Educação Inclusiva;
- O uso dos óculos (quando prescritos) é obrigatório;
- se as lentes prescritas tiverem lentes coloridas e orientação para uso mesmo dentro da sala de aula os demais alunos devem ser orientados quanto a necessidade do aluni incluido;
- É interessante que tenha horários de complemento pós sala de aula regular onde a lição de casa deve ser orientada;;
- Pode ser submetido a luminosidade de “flip charts” brancos ou retroprojetores;
- A lição de casa deve ser SUPERVISIONADA pelo professor e pelos pais;
- As provas escritas devem ter horario alongado (dentro do que especifica o MEC) e a análise dos resultados complacente com a dificuldade de escrita;
- Estimular brincadeiras de montagem de cenas, teatro, posição relativa dos objetos, preenchimento de figuras pela sequencia de números, pintura de figuras desenhadas (tanto explicitamente como escondidas em imagens conflitantes);
- Estimular a busca de partes dentro do todo (exemplo: onde está Wally?).
- Atenção ao horário de recreação e lanche. As relações com demais alunos da escola devem ser gerenciadas SIM ( ) NÃO ( );
- O professor de Educação Fisica deve estimular funções proprioceptivas básicas REFAZENDO o aprendizado do andar, correr, saltar e nadar. Jogos de equilibrio e de postura devem ser estimulados. Fazer a criança desenvolver noção de distância relativa entre os objetos e entre objetos e o próprio corpo. Desenvolver a noção de distância entre as partes do proprio corpo. Trabalhar formas e tamanhos de maneira tatil (bola de tênis, futebol e basquetebol, por exemplo). Estimular as áreas pouco tocadas do corpo (como por exemplo fazer duas crianças sustentarem uma bola com as costas enquanto andam pela quadra esportiva);