SUGESTÃO DE CONDUTA AOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM BAIXA DE VISÃO LEVE COM VARIAÇÃO ENTRE:

 

6/12 a 6/18

ou

5/10 a 3/10

ou

20/40 a 20/70

 

  1. É aluno(a) que necessita Educação Inclusiva;
  2. O uso dos óculos (quando prescritos) é obrigatório;
  3. se as lentes prescritas tiverem lentes coloridas e orientação para uso mesmo dentro da sala de aula os demais alunos devem ser orientados quanto a necessidade do aluni incluido;
  4. É interessante que tenha horários de complemento pós sala de aula regular onde a lição de casa deve ser orientada;;
  5. Pode ser submetido a luminosidade de “flip charts” brancos ou retroprojetores;
  6. A lição de casa deve ser SUPERVISIONADA pelo professor e pelos pais;
  7. As provas escritas devem ter horario alongado (dentro do que especifica o MEC) e a análise dos resultados complacente com a dificuldade de escrita;
  8. Estimular brincadeiras de montagem de cenas, teatro, posição relativa dos objetos, preenchimento de figuras pela sequencia de números, pintura de figuras desenhadas (tanto explicitamente como escondidas em imagens conflitantes);
  9. Estimular a busca de partes dentro do todo (exemplo: onde está Wally?).
  10. Atenção ao horário de recreação e lanche. As relações com demais alunos da escola devem ser gerenciadas SIM (  )  NÃO (  );
  11. O professor de Educação Fisica deve estimular funções proprioceptivas básicas REFAZENDO o aprendizado do andar, correr, saltar e nadar. Jogos de equilibrio e de postura devem ser estimulados. Fazer a criança desenvolver noção de distância relativa entre os objetos e entre objetos e o próprio corpo. Desenvolver a noção de distância entre as partes do proprio corpo. Trabalhar formas e tamanhos de maneira tatil (bola de tênis, futebol e basquetebol, por exemplo). Estimular as áreas pouco tocadas do corpo (como por exemplo fazer duas crianças sustentarem uma bola com as costas enquanto andam pela quadra esportiva);