COMPLETAR FIGURAS
Neste teste são apresentadas figuras como um lápis faltando a ponta do grafite, um casaco faltando um braço, etc. São imagens de aproximadamente 15 cms de comprimento e de altura que quando posicionadas a 40 cms do rosto do examinando formam um ângulo visual de 20 graus que é suficiente para impregnar o campo visual dos dois olhos juntos mas que têm características diferentes.
Os detalhes das figuras têm tamanhos e características diferentes. Em uma figura o detalhe é pequeno, Em outro grande. No entanto a pontuação é a mesma para todos: zero ou um.
Para perceber a falta do grafite, por exemplo, o olhar do examinando deve correr da esquerda para a direita. Como o lápis está inclinado em relação a base do papel isso exigirá também que o rastreamento se dê também na vertical.
Sabemos que objetos posicionados a 10 graus do centro de fixação (fóvea) são facilmente detectados. Entre 15 e 25 graus dependem da detecção, reconhecimento e identificação .
Quando direcionamos o olhar para onde somos orientados estamos utilizando nossa atenção patente (overt attention) – fortemente mediada pela região frontal do nosso cérebro. Mas, quando estamos alocando recursos cognitivos de natureza interpretativa, relacionada a conhecimento prévio ou experiências passadas estamos utilizando diversas áreas do processamento visual ou da nossa atenção latente: covert attention.
A falha na atenção patente requer um tratamento. A falha na atenção latente pode exigir outro tratamento. É preciso cuidado na análise deste resultado.
PERCEBA A DIFERENÇA NO TAMANHO DO ESTÍMULO A SER RASTREADO COM O OLHAR